sábado, janeiro 26, 2008

Funil


- Preciso fechar aquela porta. Outra lufada de vento dessas e eu pego uma pneumonia. O problema é essa artrite que me dói os joelhos. Se ao menos Rosa estivesse aqui para fechar a porta! Rosa! Rosa, fecha a porta da sala!

- Chamou, Seu Candinho?

- Não, eu chamei a Rosa. Quem é você? Cadê a Rosa?

- Eu sou a Júlia, Seu Candinho. A Dona Rosa não vem, lembra? A Dona Rosa faleceu...

- Eu sei, pensa que sou burro? Como se a gente esquecesse uma coisa dessas. Vai lá fechar aquela porta que eu já estou ficando rouco com essa ventania, daqui a pouco me ataca aquela dor nas costas, acho que é de tanto ficar sentado nessa poltrona velha, olha só o estado dela...

- O senhor quer que feche a porta? Mas foi o senhor que mandou abrir!

- Se você não vai lá fechar eu mesmo fecho, me ajude a levantar daqui que eu mesmo fecho...

- Seu Candinho, o senhor não pode levantar, lembra? O acidente...

- Claro que eu sei disso, o que você está fazendo, tá tentando me testar, é? Pensa que eu estou doente? Fica falando essas coisas sem sentido, na certa quer me pegar em alguma mentira pra dedurar. Eu sei que tem muito olheiro dos homens por aqui, pensa que eu não vi levarem a velha do 606 outro dia? Aposto que foram os homens do DOI-CODI.

(Júlia fecha a porta)

- Seu Candinho, foi uma ambulância que levou a Dona Geralda, agora tenta ficar calminho que eu já lhe trago o chazinho de boldo que o senhor gosta.

- Mas quem é você afinal? Como sabe que eu gosto de boldo? Quando a Rosa chegar vou querer saber quem ela anda pondo pra dentro de casa, decerto ela acha que aqui é pensão, é abrigo, traz cachorro, traz gato, mendigo...

(Sabão, o cachorro, aparece e faz festinha pra Júlia)

- Mas quem deixou entrar esse cachorro? Agora virou quintal aqui dentro de casa?

- Seu Candinho, esse é o Sabão, ele mora aqui dentro de casa. Aqui é apartamento, onde ele vai ficar? Ah, deixa eu ir fazer o chazinho de boldo pra ver se o senhor se aquieta.

(Júlia sai da sala)

- Eu sei que é apartamento. Né Sabão? Ela pensa que eu não sei quem você é. Aliás, essa moça não me engana, eu sei que ela fica de olho pra entregar a gente pros homens. Por isso que eu treinei você, né Sabão? Vai lá, pega a revista pra mim.

(O cachorro volta com uma revista velha)

- Meu Deus do Céu, gente, em que mundo que nós vivemos! Botaram fogo num índio! Meu Jesus, o que é isso, esse moleques, uns bandidos! Rosa, ô Rosa, vem cá ver o que saiu na Veja, Rosa!

(Júlia aparece com uma xícara de chá na bandeja)

- Pronto, Seu Candinho, já fiz seu chá. Agora o senhor toma tudinho que eu vou te levar para o quarto, tá?

- Mas quem diabos é você, cadê a Rosa? Vai me levar para o quarto uma ova, eu sou pai de família! (grita) Diogo, Mateus, tem uma mulher aqui na sala! Em mim você não põe a mão, espiã duma figa! (muito agitado) Eles já estão subindo, né? (Vê Sabão) Botaram até cachorro pra pegar a gente! Mas eu não fiz nada!

- Seu Candinho, se acalma, toma o chá que eu vou ligar a televisão. Não precisa ficar exaltado porque não vem ninguém aqui pegar a gente. Tá tudo tranquilo agora.

(Liga a televisão e sai, levando consigo o cachorro)

- Essa casa anda muito movimentada. Essa gente aparece do nada, quase me mata de susto. Deve ser a namoradinha do Mateus, menino sem juízo. Será que esse chá tem veneno? (Toma o chá) Não tem veneno. Onde está o controle remoto agora? A Júlia sempre some com tudo, desde que a Rosa se foi essa casa não é a mesma. Que saudade da Rosa. (Vê o retrato de Rosa na mesinha ao lado) Ah mamãe, que saudade! Quando a mamãe chegar vou pedir o álbum para ver as fotos Poços de Caldas, eu e o João na piscina grande, que maravilha!

2 comentários:

Links & Sites - Seleção dos Melhores Sites do Brasil! - disse...

L i n k s & S i t e s
Seleção dos melhores Sites do Brasil!
http://www.lksites.com

Parabéns pelo seu Blog!!!

- Link Atualizado. Ok!

Você continua fazendo parte da maior e melhor
seleção de Sites do País!!! - Só Sites Premiados -
Selecionado pela nossa equipe, você está entre
os melhores e mais prestigiados Sites do Brasil!

O seu link encontra-se no item:

" CANAL 3 " => Blog => Letra C

- Os links encontram-se rigorosamente
em ordem alfabética -

* Aproveite e insira também nossa "Janelinha".
Veja como => http://www.lksites.com/janelinha/janelinha.shtml

Seus visitantes irão adorar!!!

Um abraço,
Dário Dutra

http://www.lksites.com/
....................................................................

Caio disse...

Olá =]

Volto em breve, mas continuo lendo esse e outros blogs pra roubar idéias.