sábado, abril 24, 2010

Antes havia o Hitler

A todo momento, em praticamente todo site que abro, seja atrás de receitas, fotos de gatos fofos ou material científico, eu vejo alguém esculhambando Hitler.
Oh, não pensem que o estou defendendo. Também acho que ele foi um homem mau. Nem preciso dizer o que ele fez porque as pessoas já nascem sabendo, e mais, já nascem falando mal de Hitler.
De toda a história da humanidade (e é longa, vixe), não há outro homem mau que tenha sido tão odiado. Oh, sim, os judeus bancam propaganda contra ele a torto e a direito, mas será mesmo que se trata só disso?
Ele foi mau, sim, um monstro, como queiram. E os outros monstros? Só teve o Hitler? Oooh mas ninguém foi tão malvado!
Não mesmo? Em toda parte que vamos, a todo tempo, há pessoas imundas, monstruosas, terríveis. Todas as décadas tiveram seu monstro particular. Todos os séculos, todos os períodos da história, têm seu algoz. Alguns desses assassinos até mesmo têm fãs, como a Condessa de Bathory, Charles Manson, Saddam Hussein, Stalin, Menguele, Mussolini, Che Guevara. Mas ninguém no mundo é tão mau como Hitler.
Acho que esse é um jeito confortável de as pessoas se acomodarem à falta de caráter da humanidade.
As pessoas sempre pensam:

- Fulano pode ser um ladrão, mau-caráter e assassino, mas antes existia o Hitler!
- Minha mãe é vigarista e golpista, mas antes existia o Hitler!
- Eu sou vagabundo, bato na minha mulher, sou violento e desonesto, mas antes havia o Hitler!
- O prefeito é bandido, desvia verbas, favorece suas empresas, tem conexões com traficantes, já mandou matar dois homens, mas eu voto nele de novo, porque antes havia o Hitler! O Hitler era muito pior! Então todo mundo pode tudo, porque sempre serão melhores que o Hitler!
- Evo Morales? Hugo Chávez, Dilma, Zé Dirceu, máfia do colarinho branco? Eles são bonzinhos, afinal antes existia o Hitler!

Êêêê o bode expiatório da humanidade! Todo mundo se sente no direito de falar mal do Hitler, todo mundo é bonzinho!
O maníaco do parque pode falar mal dele! Osama pode falar mal do Hitler! Jeffrey Dahmer pode falar mal do Hitler! Charles Manson cospe na foto do Hitler!

Para mim, as pessoas fingem odiar o Hitler mais do que odeiam de verdade, apenas e tão somente para posar de bonzinhos. Isso mesmo. Quem quer fazer uma boa figura, fazer-se de santo, mostrar-se piedoso, recorre a Hitler. Faz cara de enojado, finge fúria, faz gestos de horror, e pronto.
"- É um santo esse homem, gente. Olha como ele odeia o Hitler!"

Até os árabes que explodem judeus só pra ver a poça de sangue se sentem no direito de falar mal dele para parecerem que têm alguma razão.

É moda falar mal dele. Queria ver alguém falar: Hitler não estava sozinho, não fez nada sozinho, nem sequer inventou essa ojeriza aos judeus. Ele era mau e quem estava com ele também, quem o apoiou também, quem permitiu também, todo mundo que ergueu a mão contra alguém em favor dos ideais mesquinhos dos nazistas também.
Oh, que vergonha! Não vamos lembrar que grande parte da Europa o apoiou, que o povo alemão o idolatrava por ter feito tudo o que desejavam, que vários países se mostraram neutros porque não viam tanta maldade assim nas ações de seu grupo, que até hoje há nazistas, que ele apenas botou a mão na massa para realizar o sonho de muitos e até hoje muitos ainda perseguem esse sonho!

Qualquer analfabeto funcional que saiba um pouco de história conhece esses fatos, mas é feio dizer essas coisas. É melhor dizer: Hitler sozinho é um monstro! Todo mundo é bonzinho em comparação a ele! Vamos esquecer tudo de mau que os bandidos fazem, vamos continuar a passar a mão na cabeça de assassinos, estupradores, ladrões, corruptos, pedófilos... padres que abusam de criancinhas são bonzinhos, Hitler é mau! Políticos que causam a morte (à míngua, de fome ou falta de atendimento médico) de várias famílias inocentes por causa de políticas corrompidas e de ladroagem são bonzinhos! Fazendeiros que matam índios são bonzinhos! Terroristas que explodem hospitais são bonzinhos! Mães que vendem a filha para turistas são boazinhas! Traficantes que matam milhares de pessoas por ano, todo ano, há décadas, são uns coitadinhos! Malvado é o Hitler.
Ninguém precisa se esforçar para melhorar, afinal ninguém nunca será pior que Hitler!

Assim fica fácil, né? Há uma justificativa (mesquinha) para toda miséria humana. Para o comodismo, a falta de iniciativa, a mentira, o jeitinho. Para os crimes, a crueldade, a imoralidade, o egoísmo. Tudo isso é perfeitamente aceitável, afinal antes existia o Hitler!

Nenhum comentário: