domingo, junho 13, 2010

Zapocalipse

Você está preparado para quando os zumbis chegarem?
De todas as previsões para o fim da vida humana na Terra, o zombie apocalypse é a mais aterradora. Mortos-vivos atacando pessoas para comer sua carne e, principalmente, seu cérebro. Além de uma explosão de mau gosto, o Zapocalipse é também uma hipótese remotamente plausível (veja aqui os motivos por que perder o sono).
Como gosto de me manter atualizada, e viva, juntei aqui algumas informações úteis para o caso de seus amigos e vizinhos se transformarem em zumbis loucos para mastigar sua cabeça:

Em caso de zumbis, o primeiro passo é manter um período de quarentena. Mantenha-se no mesmo lugar (em casa, no trabalho, num hospital ou outro local fechado com instalações seguras), de preferência com portas e janelas fechadas, apenas com as pessoas em quem confia, e que façam parte do seu grupo de sobrevivência. Reúna meios de informação (rádio, televisão, telefones celulares e outros equipamentos) e aguarde. Se for alarme falso, ótimo.
Se for verdade, prepare-se para verificar se alguma das pessoas presentes está infectada. Pessoas infectadas devem ser separadas das demais, por motivos óbvios. Se possível, elimine o doente para que ele não infecte outras pessoas.
Tente manter-se calmo. Não durma, não compartilhe objetos de uso pessoal e não entre em contato físico com as outras pessoas em quarentena. Após um período de 48 horas, será possível saber se está infectado ou não. Se não estiver, é tempo de passar para a próxima fase do plano: manter-se vivo.

Para esta etapa do programa de sobrevivência, é preciso ter se preparado antes. Você vai precisar de armas para se defender, alimentos, combustível, abrigo e muito sangue-frio. Onde obter tudo isso? Com alguns meses de antecedência, você pode começar a juntar todos os elementos de que precisará para essa hora.
Lembre-se: só os que estiverem preparados sobreviverão.

Grupo de sobrevivência

É o grupo de pessoas com quem você se reunirá para resistir ao ataque dos zumbis. Seus parentes mais próximos e amigos mais queridos devem ser orientados com antecedência sobre como agir, para onde ir e como se comportar durante um ataque de mortos-vivos. Ninguém sobrevive sozinho. Faça já sua parte alertando as pessoas que você ama. Lembre-se, o grupo deve ser restrito. Quanto menos pessoas e mais preparadas estiverem, maiores as chances de dar certo. Grupos grandes tendem a ser dispersos, e a ter membros que questionem ou ignorem a liderança e teimem em resolver as coisas "do seu jeito". É melhor estar cercado apenas das pessoas de cuja companhia você não abre mão em nenhuma circunstância.

Preparo físico

Se você não é do tipo atlético, é melhor se habilitar. Pessoas com dificuldade de locomoção (obesos, grávidas, sedentários) serão os primeiros a cair nas mãos dos zumbis.
Perca peso, mantenha-se flexível, cuide da sua saúde. Quando precisar correr de uma horda de zumbis horrendos e famintos, você ficará feliz por ter pensado nisso antes.
Não precisa se tornar um Rocky ou um Schwarzenegger. Comece por manter-se dentro do peso saudável para seu tipo físico. Faça exercícios regularmente (caminhada, corrida) e inclua atividades que requeiram esforço físico na sua rotina (carregar peso, cavar, montar, pular, abaixar-se e levantar-se, etc.). Isso fará com que seu corpo esteja preparado para enfrentar o cansaço e os trabalhos que você certamente encontrará no seu caminho. Correr, pular, abaixar-se e levantar algum peso serão habilidades imprescindíveis numa emergência e podem salvar sua vida.
Também é bom criar uma rotina saudável. Regular as horas de sono, fazer refeições leves e em horários estipulados, cuidar dos olhos e dos dentes (a última coisa que você quer é precisar desesperadamente de tratamento de canal quando os zumbis estiverem nas ruas comendo gente) serão fatores cruciais de preparo para o Z-day.

Alimentação

É nossa necessidade mais crítica. Claro que a água é fundamental, mas a alimentação vai compôr grande parte das suas preocupações durante o Zapocalipse.
Os alimentos não são apenas o meio pelo qual nutrimos o corpo. Eles também têm grande relevância social e emocional. As pessoas se reúnem para comer, comem para se alegrar, para se sentir seguras e confortáveis, para se sentir mais belas, para aprofundar vínculos, para demonstrar afeto.
Ter uma boa reserva de comida limpa e segura será vital. Sem comida, você se desesperará e provavelmente vai se expor. Isso pode lhe custar a vida.
Existem vários tipos de alimentos que você pode estocar em casa. Calcule o quanto você consome por dia, menos 10% (por motivo de racionamento) e estoque o bastante para, pelo menos, três meses.
As conservas são a maneira mais prática de guardar comida. Num lugar seguro, longe da luz e do calor, junte latas de alimentos variados. A variedade é importante porque você precisará de vários tipos de nutrientes: proteínas, vitaminas, carboidratos, gordura, fibras.

Prefira os seguintes enlatados:
Feijão, vagem, ervilhas e outras leguminosas.
Carnes, sardinhas, atum e patês, se você consome, ou Proteína Vegetal pronta para o consumo.
Frutas em conserva (figos, pêssegos, abacaxis, etc.).
Vegetais e hortaliças (espinafre, cogumelos, milho, cenoura, etc.).
Outros cuja validade seja grande e que você aprecie.

Quando estiver fugindo de zumbis, você precisará se manter nutrido. Fraqueza e doenças significação a morte.
Além dos alimentos enlatados, você vai precisar de outros de preparo imediato, do tipo "basta adicionar água". Macarrão instantâneo, sopas e caldos dão energia extra rapidamente.
Fibras e açúcar poderão ser obtidos dos cereais em barras, granola, frutas desidratadas e doces. Lembre-se de escolher os produtos com maior prazo de validade.
Inclua café solúvel, chá e achocolatados para manter seu metabolismo acelerado, combater a sonolência e estar sempre alerta. Para as crianças, sucos de caixinha ou em lata, e leite em pó ou extrato de soja em pó.

Algumas empresas comercializam alimentos liofilizados. São alimentos cuja água foi removida por um processo físico-químico, e seus nutrientes ficaram intactos. Em alguns casos, a validade destes alimentos pode ser muito longa, de até 25 anos. Todas as empresas que conheço que produzem estes alimentos estão em outros países. É interessante, se você tiver condições financeiras, importar um kit desses. Você não terá que se preocupar com a validade, poderá variar o cardápio e não lhe faltarão nutrientes essenciais.

Um meio de conservação de alimentos é o sal de cozinha. Ele ajuda a conservar o alimento e é importante para manter a homeostase, que é, a grosso modo, a estabilidade da regulação de água e sais minerais do organismo. Um organismo estável mantém hidratação, temperatura e excreção em condições ideais para sobrevivência. Por isso, é bom lembrar de manter uma boa quantidade de sal de cozinha estocado.

Quanto aos alimentos frescos, o único meio seguro de obtê-los durante uma invasão será plantá-los você mesmo. Não é possível sair à procura de um sacolão enquanto os zumbis vagueiam em busca da sua carne. Será preciso consumir vegetais frescos para evitar escorbuto e outras infecções.
Cultivar alimentos em casa é fácil e seguro, e vai lhe poupar a vida.
Um canteiro de 1,0 x 1,0 m já é um bom começo. Se não tem terreno disponível, arranje vasos e floreiras. Algumas pessoas cultivam hortas no telhado. A ideia é boa, porque é um lugar de difícil acesso para os zumbis.
Os alimentos mais fáceis de cultivar nesses espaços são os arbustos e plantas compactas e os que não requerem processamento depois de colhidos.

Exemplo de alimentos que podem ser consumidos logo depois de colhidos:

Tomate
Alface
Rúcula
Agrião
Morangos
Pimentões
Melancia

Pesquise a forma de cultivo e escolha os alimentos de sua preferência. Adquira um calendário agrícola, um regador e pequenas ferramentas.
Prepare a terra e comece a plantar desde já. Além de lhe proporcionar a experiência necessária para manter a produção durante o período crítico, também será uma forma de economizar, criar uma rotina e afastar o estresse.

Cuidado com a caça: mesmo os animais podem ter sido contaminados com o z-vírus e não é seguro abatê-los para consumo. Certifique-se de só consumir carne previamente processada.

Aprenda a identificar plantas espontâneas comestíveis, medicinais ou venenosas. Em terrenos e canteiros públicos sempre há matos que podem servir de alimento emergencial ou de remédio, e também os que podem matar.Saiba identificar cada um, seus usos e a dosagem adequada. Lembre-se de conhecer sua vizinhança e quais as plantas espontâneas mais comuns na sua cidade, seu bairro, etc. Certifique-se de que estão livres de pragas ou agentes contaminantes antes de ingeri-las.
Uma dica importante: Acostume seu paladar a todo tipo de alimento. Nada de frescura: tudo que tem nutrientes é alimento e você precisa estar apto a ingeri-lo para conservar-se saudável.

Água

Arranje meios de obter e purificar água. Quando as pessoas começarem a morrer e o caos estiver estabelecido, provavelmente os serviços públicos serão cortados. E o abastecimento de água é um deles. Estocar água é um dos meios de garantir sua provisão, mas a água só pode ser estocada por um curto período. Arranje embalagens escuras e esterilizadas. Guarde pelo menos 20 litros por pessoa para cada dia. Isso é o suficiente para beber, preparar alimentos e para o mínimo de higiene requerida enquanto os zumbis mastigam pessoas lá fora.
Um filtro de água já é um bom meio de purificar água antes de consumi-la. Nem sempre será possível fervê-la, embora esta seja a maneira mais eficaz de eliminar bactérias, algas, parasitas e outros contaminantes biológicos. Existem pastilhas purificadoras próprias para camping e outras atividades, arranje algumas e inclua no seu kit de sobrevivência. Captar água da chuva pode ser uma alternativa, mas dependendo das causas da contaminação, não será viável. Se for utilizar água da chuva, ela deverá ser decantada ou filtrada e depois fervida para garantir a segurança.
Tenha sempre um cantil de água ou garrafa squeeze cheia, por via das dúvidas.

Abrigo

Sua casa pode lhe parecer o local mais seguro e confortável do mundo, mas no caso de um ataque de zumbis, quão seguro você estará lá dentro? É bom providenciar alguns reforços se este for ser seu esconderijo.
Grades fortes nas janelas, portas invioláveis, blindagem nos vidros e lajes reforçadas são bons meios de evitar a entrada de mortos-vivos.
Se tiver pouco espaço, uma alternativa é fazer um alçapão no piso e abrir um buraco de 1m de profundidade e 2m x 1m de largura, cimentado. A tampa do alçapão servirá de piso, que você pode cobrir com um tapete. Neste lugar dá para guardar grande quantidade de materiais e produtos, evitando assim que ocupem espaço na casa. Em caso de bombardeio, pode até servir para uma ou duas pessoas se esconderem.
Um "quarto do pânico" também pode ser uma alternativa. Trata-se de um cômodo com paredes de concreto armado, forradas com placas de aço ou outro material resistente, com piso isolante térmico, acústico e elétrico (borracha ou madeira sobre o concreto). Ele deve ter instalações sanitárias (um lavatório e um vaso), lâmpadas de emergência, filtros de ar e armários para a estocagem dos produtos que você vai precisar consumir enquanto estiver lá.
(Este abrigo também pode ser útil se, em vez de mortos-vivos, ocorrer um tornado ou bombardeio)
Se achar que sua casa não é segura o bastante, escolha, com sua família, um lugar conhecido por todos e para onde todos corram em caso de emergência de zumbis. Pode ser a igreja do bairro, a biblioteca, sua empresa, ou outro prédio de estrutura reforçada. Deixe tudo combinado com antecedência, pois você não sabe o dia e a hora. Todos os membros do grupo têm que estar informados e conhecer bem o local. Convém deixar preparado o kit de sobrevivência no abrigo, para você não ter de levar coisas para lá quando já for muito tarde.

Proteção individual

Além de montar um esquema de sobrevivência num local apropriado, é bom pensar na sua segurança enquanto estiver fora do abrigo.
Como não é possível saber a hora exata do ataque, o máximo que se pode fazer é andar minimamente prevenido.
Use roupas confortáveis, resistentes e práticas. Calças jeans, camisetas e tênis são as mais adequadas. Se precisar correr ou se esconder, a última coisa que você quer é estar de shortinho ou de salto alto. Carregue uma bolsa ou mochila com alguns pequenos itens de proteção:

Um mini kit de primeiros-socorros
Um pequeno kit de ferramentas
Sua arma (veja o tópico a respeito)
Algumas barras de cereais
Capa de chuva, agasalho, óculos de proteção
Telefone celular

Não parece muita coisa, mas se você ficar preso atrás de uma porta trancada ou se for perseguido na chuva, agradecerá por ter pensado nisso antes.

Armamento

Se sua intenção não é apenas se esconder, mas combater os zumbis carniceiros, arranje armas.
Teoricamente, a única maneira de abater um zumbi é arrancar-lhe a cabeça. Isso ainda não foi comprovado, mas por via das dúvidas, treine a pontaria.
Se puder, legalize uma arma de fogo e mantenha-a num local seguro. Aproveite para treinar a pontaria em clubes de tiro ou propriedades afastadas.
Se não for possível, arranje armas de corte de cabo longo (você não quer ter que chegar perto de um zumbi, nem mesmo para matá-lo).
Se seu preparo físico estiver em dia, não será problema improvisar com outros equipamentos. As armas mais úteis, comuns e fáceis de manejar são machados, facões e foices.
Também é bom ter cordas, bastões de ferro, redes, arcos, etc. por perto.
Evite um confronto com um zumbi. Não se sabe exatamente quão forte ou quão ágil um morto-vivo pode ser. Não presuma que eles serão lentos e tolos como os zumbis de filmes de terror. Se, em vez de atacar, encontrar chance para fugir, faça-o imediatamente. Não entre em contato com o sangue contaminado nem permita que os zumbis o toquem.

Primeiros-socorros

Numa tentativa de fuga é comum sofrermos alguns ferimentos. Quando estiver protegido, trate-os imediatamente. É possível que você se contamine com o z-vírus por causa de uma ferida aberta. Se pretende sobreviver, deve evitar isso ao máximo.
Como os médicos e enfermeiros provavelmente serão criaturas assassinas ou alimento para elas, aprenda a se cuidar sozinho.
Cortes e raladuras devem ser desinfetados e protegidos. Use antibióticos locais para evitar infecção. Se precisar de suturas, use material estéril.
Treine outros membros do seu grupo de sobrevivência para aplicar os primeiros-socorros.
Existem vários manuais e livros sobre o assunto, arranje um para deixar no abrigo.
Tenha um mini kit de primeiros-socorros sempre com você e um kit completo no abrigo.

Mini kit de primeiros-socorros

Esparadrapo
Álcool
Bandagem de pano
Band-aid
Algodão
Tesourinha
Spray atisséptico
Pomada para contusões
Antitérmico e analgésicos de uso oral
Colírio ou soro fisiológico
Sal de cozinha

Kit completo de primeiros-socorros

As quantidades vão variar conforme o número de pessoas que farão uso do kit. Lembre-se de ter uma margem de segurança.

Bandagens de tecido em grande quantidade
Esparadrapo e micropore
Band-aids de vários tamanhos
Lenços de pano e de papel
Um pacote de algodão estéril
Curativos de silicone
Spray antisséptico
Gaze
Álcool líquido para desinfecção
Álcool em gel para higiene
Éter
Lenços umedecidos para higiene de bebês
Antibióticos de uso tópico e de uso oral
Agulhas e linha para sutura
Pomada para contusões
Soro fisiológico
Filtro solar de alto fator
Repelente de insetos
Vaselina
Pomada contra assaduras
Remédios de uso contínuo (prescritos pelo médico)
Analgésicos
Antitérmicos e antiinflamatórios
Remédios contra náuseas e diarreia
Colírios lubrificantes e clareadores
Tesoura pequena
Pinças
Luvas de látex
Máscaras protetoras
Camisinhas
Fio dental, enxaguante bucal, creme dental, escovas
Água mineral ou purificada
Manta térmica
Filme plástico
Talas de madeira ou plástico
Elásticos
Sacos de gelo instantâneo
Sabão líquido e sabonete em barra
Suplementos vitamínicos e minerais
Sal de cozinha
Açúcar cristal
Outros itens que você achar necessários
Uma mochila grande e vermelha para conter os itens
Mel - o mel serve como remédio tópico para queimaduras e escaras, combate a hipoglicemia, é alimento, cosmético para a pele e cabelos, e se mantido em embalagens e condições adequadas, conserva-se indefinidamente

Estes kits não garantirão sua sobrevivência em caso de grandes lesões internas, mas farão grande diferença em caso de fratura, contusão, dores, etc.
E você precisa estar sempre preparado para correr e fugir, certo?

Kit de ferramentas e utensílios

Tenha um com você e um no abrigo. Seu kit pessoal pode se resumir a uma caixinha de ferramentas encaixáveis (cabo + chave de fenda, phillips, allen e perfurador), um alicate, um canivete suíço de boa qualidade, um isqueiro e uma lanterna pequena, que pode ser um chaveiro ou caneta.
O kit completo do abrigo deve incluir:

Lanternas
Pilhas ou baterias para as lanternas
Uma lanterna com dínamo (em caso de falta de carga)
Um rádio AM/FM/OC
Baterias para o rádio
Um radinho portátil com dínamo
Telefones celulares e carregadores
Carregadores com adaptador para carro
Walkie-talkie e as respectivas baterias
Espelho de mão
Martelo e pregos
Pá, picareta e pazinha pequena
Alicate universal e alicate de bico
Bomba de ar, para pneus e objetos infláveis
Lona ou plástico grande
Capas de chuva
Mantas de emergência e cobertores
Sacos de dormir ou colchonetes
Sacos plásticos pequenos resistentes
Sacos de lixo grandes, reforçados
Cantis extras, garrafas térmicas
Veneno spray contra insetos, à base de água
Benzina, querosene e gasolina
Álcool etílico
Estopa
Velas
Fósforos, pedra de magnésio, isqueiro
Dois abridores de lata manuais
Abridores de garrafa
Arame, fio elétrico
Lâmpadas sobressalentes
Balde de alumínio e balde de plástico
Fogareiro de camping a álcool e a gás
Extintor de incêndio
Detergente e desinfetante
Galões vazios para armazenamento de água
Funil
Filtros de papel e filtro de água
Faca de corte, faca serrilhada, faca de mesa
Talheres, copos e pratos descartáveis
Silvertape e fita crepe
Toalhas de papel, papel higiênico e guardanapos
Manual de sobrevivência
Embalagem impermeável para documentos
Outros itens que achar necessários

Por via das dúvidas, já que o assunto é precaução, arranje umas máscaras de gás daquelas que cobrem o rosto todo e têm filtros. Não adianta arranjar tanques de oxigênio de mergulho, porque duram apenas 60 minutos. Portanto, não exagere, você vai precisar de espaço.
Todos estes itens devem estar organizados num local seco, limpo, longe do sol, do fogo e de instalações elétricas, protegidos da umidade e fora do alcance de crianças e animais.
Instalar um armário suspenso no abrigo é uma boa alternativa.
É bom lembrar que, se você tem animais domésticos, deve incluir:

Jornais
Pratinhos e vasilhas extra
Manta e caminha
Ração em sachês
Ração em latinhas
Ração seca em embalagem hermética
Remédios para animais
Água extra
Casinha desmontável
Caixa de transporte
Vacinas, seringas e agulhas
Álcool
Talco para pulgas, coleira extra, peitoral, focinheira, apito
Tapetes higiênicos ou areia sanitária
Uma caixa de papelão

Todos estes kits deverão caber uma área relativamente pequena do abrigo, portanto seja organizado e racional. Lembre-se que será preciso haver espaço para você e os outros membros do grupo de resistência.
Eu sugiro montar três armários: Um com armamentos e ferramentas, um com alimentos e utensílios de cozinha, e um menor, com o kit de primeiros-socorros. A água você pode armazenar em galões ou num tanque sem acesso à rua.

(Estes suprimentos também podem ser úteis caso você perca o emprego ou passe por outro tipo de privação de recursos)
Além de todo esse preparo, ressalto que ninguém vive sob constante pressão psicológica. Enquanto durar o ataque, mantenha-se calmo. Sua sanidade será a ferramenta mais importante para enfrentar o Zapocalipse.
Tenha itens de lazer à disposição. Além de distraí-lo, reforçarão a esperança de que você sobreviverá e que dias melhores virão. Junte seus livros preferidos, diário, fotografias, caixinha de música, quebra-cabeças, baralhos e outros jogos numa caixa. Ela lhe trará conforto e ânimo para sobreviver. Se é uma pessoa religiosa, tenha um ou mais livros da sua religião no abrigo e um sempre com você.
Leve para o abrigo uma barra, halteres e colchonete de exercícios, para manter-se em forma.
Tenha disciplina com estudos, lazer e exercícios, mesmo em meio ao caos instaurado.
O Zapocalipse é apenas uma hipótese, entre muitas, de como o mundo vai acabar. Seja num terremoto, guerra ou outro tipo de desastre, é sempre bom estar prevenido.
Mantenha o bom humor e viva feliz enquanto pode.
Somente quem resistir bem aos primeiros momentos conseguirá sobreviver até o final. Quando chegar o Z-day, fique alerta aos noticiários. Reaja imediatamente. Não espere pela boa vontade de estranhos, nem pela ação das autoridades.
É comum, durante catástrofes, haver saques, assassinatos e outros atos de violência e desespero. Evite sair à rua, exceto se estritamente necessário. Desconfie de tudo e de todos.
Fique vivo e boa sorte.

2 comentários:

Amau disse...

Excelente post!
Algumas pequenas notas que imagino possam complementar essa mina de boas informações:
- Não adianta ter um estoque de armas, ferramentas, etc. se não souber usá-los. Simplesmente ter um kit de primeiros socorros guardado em casa não vai fazer com que seus ferimentos sejam magicamente curados. Por isso, estude, fuce, invista em treinamento, e saiba usar cada um dos itens que possuir.
- Conheça a região à sua volta. Não apenas o seu bairro, mas a sua cidade e as redondezas. É um conhecimento valioso saber onde está o recurso que você precisa, quando você precisa.
- Ao se deparar com uma situação de desastre, lembre-se da regra do 3: você sobrevive 3 minutos com um ferimento aberto ou sem ar, 3 horas sem abrigo, 3 dias sem água, 3 semanas sem comida, e 3 meses sem esperança. Isso dá lhe dá o foco necessário para se concentrar no que importa, AGORA. Assim, suas prioridades são estancar grandes hemorrarias ou aplicar RCR (Reanimação Cardio Respiratória), procurar abrigo, garantir um estoque de água, de comida, e com isto garantir o estado mental que lhe trará a esperança.
- Prepare-se antes, e terá de se expor menos quando os zumbis chegarem. Você não precisa gastar o salário do mês e comprar todos os itens listados de uma vez, mas faça-o aos poucos. Ao fazer as compras deste mês, compre 5kg extras de arroz, uma lanterna e um alicate de boa qualidade. No mês que vem, compre 5kg extras de feijão, um fogareiro bicombustível, e guarde um galão de 20 litros de água. Fazendo assim, aos poucos, o impacto não é tão grande no seu bolso, e você já estará em situação de vantagem em relação a 99,5% do restante da população. Todos estes recursos também podem ser úteis em caso de perder o emprego, como muito bem lembrado no post original.
- Lembre-se que a ferramenta mais importante numa situação de desastre, como é o caso do Zapocalipse, está sempre conosco: é a nossa mente. Por isso, ao enfrentar uma situação tão adversa, mantenha um atitude calma e positiva, organize seus pensamentos, e aja rapidamente. Tudo o que você não precisa enquanto tem zumbis querendo comer o seu cérebro, é o grupo de sobreviventes sofrendo de histeria coletiva, e expondo todos a riscos que poderiam ter sido evitados. Assuma a postura de liderança, e faça com que todos mantenham-se ocupados com o bem estar comum.

Eu sei que vou estar preparado para quando o Dia Z chegar. Espero que mais pessoas leiam este blog e também se preparem. Seria um sobrevivente a mais para combater a possível extinção da humanidade, e um morto-vivo a menos para ter os miolos estourados!

Parabéns, Badá!

De Tudo um Pouco disse...

Atualíssimo tendo em ista o caos neste país qualquer hora vamos ter que apelar para tais recursos.Prepare-se.