sexta-feira, janeiro 21, 2011

Eu e meu irmão maior

Escorregamos pelo monte de areia e descemos correndo pra casa. A grama fria refrescava nossos pés maltratados pela areia quente.
A casa, baixa, com paredes de barro e cobertura de palha, era comprida e fina, e ficava num meio-termo entre o vale profundo e uma meseta na qual plantávamos milho.
A cerca atrás da casa mantinha os bichos longe do abismo; o rio lá embaixo já tinha levado duas vacas. Meu pai cortava uma tira de couro num banquinho ao lado da casa. De onde ele estava, nos via brincar na areia e via também o vale.
Meu irmão correu na frente, ele era maior que eu e mais rápido. Eu tentei chegar na frente para sentar na ponta da mesa. Nunca conseguia, por isso vivia frustrado. Era magrinho e franzino, e sempre estava com fome.
Minha mãe vinha trazendo uma fumegante panela de barro. Fez-nos lavar as mãos. Secamos as mãos nas calças sujas e nos sentamos à mesa.
Meu pai entrou batendo a tira de couro na perna esquerda. Tirou o chapéu, colocou num prego ao lado da porta e sentou-se na outra ponta, de frente para o meu irmão.
Agradecemos em silêncio e começamos a comer. O cheiro era melhor que o gosto, mas sempre era muito gostoso. Meu pai falava das cabras, da terra e do milharal. Minha mãe só murmurava, eles se entendiam assim. Ela nunca dizia nada, apenas fazia uns barulhos que ele entendia como se fossem palavras.
Terminei primeiro e saí correndo da casa, de volta ao monte de areia. Subi depressa demais e fiquei tonto. Meu irmão veio atrás gritando e me chacoalhou pelos ombros. Ríamos feito loucos, brigávamos e descíamos escorregando. Mas o sol, a comida e a areia me deixaram enjoado. Caí de mau-jeito na terra e vomitei em seguida.
Meu pai nos levou para dentro. Nos fez tomar banho e rezar. Ainda era de dia e ele nos pôs para dormir. "Nunca mais eu subo no monte de areia depois de comer polenta", pensei.
(Da série: memórias de fatos que nunca ocorreram)

Um comentário:

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil! - disse...

VejaBlog
Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil!
http://www.vejablog.com.br

Parabéns pelo seu Blog!!!
[Girassol Falante]

Você continua fazendo parte da maior e melhor
seleção de Blogs/Sites do País!!!
- Só Sites e Blogs Premiados -
Selecionado pela nossa equipe, você está entre
os melhores e mais prestigiados Blogs/Sites do Brasil!

O seu link encontra-se no item: Blog

http://www.vejablog.com.br/blog

- Os links encontram-se rigorosamente
em ordem alfabética -

Pegue nosso selo em:
http://www.vejablog.com.br/selo


Um forte abraço,
Dário Dutra

http://www.vejablog.com.br
....................................................................